Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Verbênia Almeida Santos, Viviane Briccia do Nascimento

Resumo


O objetivo desse texto é discutir a construção de conhecimento, a partir de uma proposta de Ensino Investigativa na Educação do Campo de classes multisseriadas. De maneira geral as atividades investigativas são propostas para classes regulares, nesse sentido, é importante refletir e analisar as especificidades desse tipo de turma, apontando aspectos importantes da Investigação, para auxiliar os professores a elaborarem e repensarem propostas para classes multisseriadas. Nesse sentido, buscar-se-á referencial teórico nos estudos de autores que falam do Ensino Investigativo e da Educação do Campo. Desse modo, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa Interventiva de Aplicação. Pretendemos com essa pesquisa validar pesquisas já realizadas pelo Laboratório de Pesquisa Ensino de Física - LAPEF em outro contexto escolar, numa realidade diferenciada que é a classe multisseriada, assim, Carvalho (2018) afirma que para o desenvolvimento das pesquisas do LAPEF, são planejadas Atividades Investigativas e Sequências de Ensino Investigativo (SEI), sendo que uma SEI é uma proposta didática que tem por finalidade desenvolver conteúdos ou temas científicos. Concluímos, até aqui, que instigar a promoção do aluno investigador, questionador, criativo e autônomo nas tomadas de decisões é um desafio, em classes unidocentes, por essa razão foi fundamental uma formação com os professores que atuam nessa realidade. Além disso, esperamos com obtenção dos dados, embasados em uma proposta de ensino por Investigação, aumentar a fidedignidade dos dados em relação a pesquisas realizadas por outros grupos de pesquisa.


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