Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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“ELAS QUEREM IR ALÉM DAS ARQUIBANCADAS”: UMA REFLEXÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO FUTEBOL/FUTSAL A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Marinete da Frota Figueredo

Resumo


Este escrito desdobrou-se de uma experiência atinente à tematização do futebol/futsal realizada com alunos/as do ensino fundamental II, de uma escola pública da cidade de Guanambi/Bahia, e tem como intento compartilhar algumas reflexões no que concerne à participação feminina nesse esporte, por conseguinte alavancar para a desconstrução de estereótipos relacionados ao papel da mulher na sociedade. As aulas tiveram como base a Perspectiva Cultural da Educação Física, proposta por Neira e Nunes (2008), sendo desenvolvidas a partir da prática do mapeamento, da ressignificação, do aprofundamento e ampliação, bem como, da avalição de todo o processo de tematização do futebol/futsal. As problemáticas relacionadas às questões de gênero foram manifestadas logo no início das ações pedagógicas. As meninas questionaram o quadro de exclusão que enfrentam. Os meninos, opondo-se a elas, alegaram que o futebol é um esporte violento, não sendo, portanto, uma prática feminina. Essas questões foram problematizadas ao longo da tematização, a partir da reconstrução das vivências desse esporte em quadra, assim como, de discussões teóricas relacionadas às representações da mulher na sociedade. Considera-se as ações desenvolvidas como um posicionamento a favor da reflexão acerca de estereótipos enfrentados pela mulher no esporte, especialmente, no futebol/futsal.

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