Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EFEITOS DE “VERDADE”: POR QUE OS PORQUÊS ESTÃO DESAPARECENDO DA PRÉ-ESCOLA?

Micheli Oliveira Fraga dos Santos, Terezinha Camargo Magalhães

Resumo


O desenvolvimento da aprendizagem infantil é apontado por Jean Piaget através de quatro estágios, também postulados como fases de transição. Presente no período pré-operatório (2-7 anos), a chamada “idade dos porquês” desenvolve-se nas crianças com a necessidade de se responder determinadas questões para a compreensão de quem são e porque está naquele determinado espaço. É imerso a esse contexto que esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de compreender ações que influenciam o silenciamento das questões nas crianças para tanto uma pesquisa de campo que se utilizou da observação e da entrevista semiestruturada com professoras da Educação Infantil para coleta de dados. A pesquisa apontou que castrar os porquês é uma alternativa para manter a disciplina no espaço da sala de aula, além de ser um ranço histórico da educação tradicional.

Texto Completo: PDF