Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO POPULAR: TECENDO DIÁLOGOS

Cristiane Andrade Fernandes, Rodrigo Evangelista Santos, Cíntia Lorena Costa dos Santos, Fernanda Andrade Vieira

Resumo


O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir das vivências proporcionadas no interior do Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos (NEP) situado no município de Ilhéus-BA. Ao decorrer, relatamos o processo de surgimento e a trajetória do NEP tecendo reflexões sobre as suas diversas ações, a destacar: o Círculo de Cultura Interno (CCIn); o Círculo de Cultura Externo (CCEx), os Processos Formativos Internos (PFIn), os Processos Formativos Externos (PFEx), Grupo de Estudos (GE). Vale ressaltar, que as ações do NEP trazem em seu fundamento a epistemologia freireana a qual está pautada em processos que visam a amorosidade, a dialogicidade, a conscientização e a transformação. Enfim, buscando ser referência em Educação Popular, o NEP continua a sua caminhada nos diferentes espaços com os atores da Educação Popular, em periferias, escolas comunitárias e assentamento na tentativa de suscitar diálogos com foco na emancipação crítica dos sujeitos envolvidos no processo e a transformação social.

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