Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO: FORÇAS QUE SE UNEM PARA O ENFRENTAMENTO AO PROJETO HEGEMÔNICO DA ELEITE BRASILEIRA

João Nascimento de Souza, Jafé da Silva Cardoso, Arlete Ramos dos Santos, Antônio Domingos Moreira

Resumo


A educação popular e a educação do campo nascem em meio aos anseios sociais de luta por uma educação que favoreça a formação humana alicerçada no princípio de cidadania, justiça e equidade. Embora compartilhem essa mesma origem, a educação popular volta-se para diferentes contextos educativos e tem como ícone Paulo Freire, reconhecido mundialmente pelo trabalho desenvolvido na educação. A educação do campo, durante muito tempo, confundida com a educação rural, foi reivindicação dos movimentos sociais e populares, pensada para atender às necessidades do homem do campo. Nessa perspectiva, o objetivo desse texto é discutir sobre a importância da educação popular e do campo, suas características e seus pontos de convergências no contexto brasileiro. Como procedimento metodológico, utilizamos a revisão de literatura e fundamentamos nossa discussão nos pressupostos teóricos de Paludo (2001); Saviani (2011 ); (PAIVA, 1973); Caldart (2002, ); Freire (1979);  entre outros. Nossa discussão aponta que a educação popular e a educação do campo podem ser vistas como complementares e parte de um importante projeto visando a formação humana, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais tão presente em nosso país.

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