Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO NO CAMPO: PERSPECTIVAS QUANTO AS CONCEPÇÕES, PRÀTICAS E POLÍTICAS

Cínthia Sousa Ferreira, Arlete Ramos dos Santos, Janaina de Oliveira Menezes

Resumo


O presente texto aborda questões relativas à educação do campo sob o ponto de vista de diferentes órgãos públicos, legislação, organizações não governamentais e movimentos sociais com o intuito de atualizar e sugerir novas implementações no sistema educacional para formação de professores e políticas públicas voltadas para educação do campo. Objetiva discutir focos temáticos relativos ao processo de qualificação do docente na luta por uma educação que promova valorização da vida camponesa. A metodologia incorpora estudos bibliográficos que abrange diversas temáticas desafiando a formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento relativas à educação do campo. Na busca por resultados sugere e analisa os processos e fundamentos históricos, políticos e filosóficos da educação do campo relevantes no contexto atual, os quais nos mostram a deficiência da educação principalmente no que se refere à oferecida na zona campesina. Busca-se, assim, adquirir conhecimentos e reunir informações que ajudarão na formação e desenvolvimento no meio acadêmico e contribuirão para a discussão e reflexão acerca da problemática educacional brasileira no que diz respeito à formação de professores do campo.


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