Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RECENTE PUBLICADOS NO GD13 DO EBRAPEM

Reinaldo Feio Lima, Ilvanete dos Santos de Souza, Neomar Lacerda da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender como os estudos sobre Educação Matemática Inclusiva (EMI) apresentam-se em pesquisas que discutem esta temática no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa. Para isso, utiliza-se os princípios do Mapeamento na Pesquisa Educacional, na perspectiva de Biembengut (2008). Após o mapeamento das cinco últimas edições do EBRAPEM, identificamos um total de cinquenta e seis artigos publicados nos anais dessas edições que discutem a Educação Matemática Inclusiva. Percebemos ainda, que a cada edição desse evento o número de pesquisas que versam sobre esse tema esta diminuindo, mesmo sendo um tema emergente na área de Educação Matemática. As análises realizadas a partir desses estudos possibilitaram a configuração de três eixos temáticos: (1) Estudos com estudantes; (2) Estudos com professores; e (3) Estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. Em síntese, as pesquisas sobre Educação Matemática Inclusiva no EBRAPEM recaem seu foco de estudos com estudantes, seguido dos estudos com a formação de professores e o objeto menos explorado são os estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. O que reforça a necessidade da continuidade de investigações nesse campo de estudo.

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