EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: UMA BREVE ANÁLISE DAS PROPOSTAS E PRÁTICAS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE UBAITABA- BAHIA
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as propostas e práticas curriculares realizadas nas turmas de Educação Infantil do Campo no município de Ubaitaba- Bahia. Para tanto, foi necessário buscar conhecimento sobre os sujeitos que atuam e são atendidos nessa modalidade de ensino, assim como, pensar como é feito o currículo destinado a esse público culturalmente tão plural, e revisitar alguns conceitos de currículo e dos marcos legais que amparam essa modalidade de ensino. Como aporte teórico utilizamos da fundamentação teórica sobre a temática currículo, aplicação de questionário respondido pelo gestor e professores das respectivas creches do campo e uma breve pesquisa documental da Proposta Pedagógica da Rede Municipal para Educação Infantil (2011) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) das creches da Educação Infantil do Campo (2016).Apresentamos os dados coletados através do questionário e dos documentos curriculares que regem o segmento da Educação Infantil do município e no segundo e último tópico, procurando analisar sua realidade a partir dos referenciais teóricos aqui trabalhados. Concluímos, então, a necessidade de superar/abandonar o modelo de conteúdos fragmentados e urbanocêntricos, para então, organizar uma proposta que ajude na compreensão da sua materialidade de origem e sentido aos atores curriculantes na busca por uma educação do/no campo.
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