Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO E MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES NACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES INICIAIS AO DEBATE

Amanda Cerqueira Araújo dos Santos, Joicy Santos Cordeiro, Leomárcia Caffé Oliveira Uzêda

Resumo


O presente trabalho se constitui em um recorte de pesquisa do tipo qualitativa, em andamento, que se aproxima do estudo de caso e tem como objetivo geral: analisar a implementação de políticas públicas voltadas para a Educação Infantil do Campo no município de Feira de Santana. O escopo do trabalho é apontar alguns elementos históricos acerca da Educação do Campo (EC), Educação Infantil do Campo (EIC) e breve itinerário legislativo que trata sobre as políticas públicas desenvolvidas para esta etapa da educação básica, especificamente para aquelas crianças que habitam o campo. (CALDART, 2002; SILVA, PASUCH, SILVA, 2012; BRASIL, 2010; BRASIL 2013; FEIRA DE SANTANA, 2012, 2016). Dentre os fins do referido estudo, está o mapeamento das produções de Grupos de Trabalho específicos e do banco de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Após análise da produção, compreende-se que a EIC e o movimento em sua defesa surgem das lutas dos povos do campo que almejam educação de qualidade para as crianças campesinas. Nota-se a insuficiente produção na área, escassez de debates sobre infância, criança e políticas públicas voltadas para EIC, se constituindo um desafio abordar o tema, ocasionando falta de argumentos para colaborar nos debates em vários campos, e consequentemente na não percepção da seriedade e dos subsídios que esse tema representa.

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