Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA APRENDIZAGEM DOS DEFICIENTES SURDOS

Walcilêz Magalhães Lelis

Resumo


O processo educacional é muito complexo e, dentro de sua relevância, exige para sua concretização de diversos recursos em suas etapas e modalidades de ensino. Nessa dinâmica, temos a educação inclusiva que requer um conjunto específico de estratégias para atender as demandas das pessoas surdas no contexto educacional. A partir deste trabalho, torna-se conhecido como eram tratadas na educação as pessoas com deficiências auditivas no passado e o que mudou na vida dessas pessoas nos dias atuais. Conheceremos as transformações ocorridas no contexto educacional e as mudanças surgidas em prol dos alunos surdos. Pois, as velhas práticas estão sendo rompidas e os novos paradigmas garantem direitos iguais para todos, pois os direitos dos surdos estão estabelecidos em diversas normas legais.  O oralismo passa a ser substituído pelo bilinguismo na vida educacional dos surdos. Este trabalho tem o objetivo de conhecer a relevância que o ensino bilíngue proporciona no cotidiano das pessoas com deficiência auditiva, sendo que o método bilíngue traz melhores resultados na aprendizagem dos alunos surdos. Também, conheceremos como acontece o bilinguismo nas escolas, haja vista que a Libras é a língua oficial dos surdos. Assim, identificamos os desafios enfrentados no cotidiano dos envolvidos na educação inclusiva dos surdos, compreendendo se os estudantes surdos estão sendo inseridos e incluídos nas atividades propostas no ensino bilíngue, enfim, o bilinguismo deve ser garantido de acordo as legislações e sair do papel e acontecer na prática.  

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