Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO GERENCIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA AO GOVERNO TEMER

Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Micaela Bálsamo de Mello

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relacionar as propostas das políticas de educação em tempo integral de maior impacto no Brasil dos anos 2007 a 2010, destacando a presença da agenda neoliberal e da educação gerencial na formulação destas políticas. O estudo foi desenvolvido através da análise documental, considerando as portarias de três programas, a saber: o Programa Mais Educação, lançado em 2007, o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo e o Programa Novo Mais Educação, ambos lançados em 2016.  O referencial teórico buscou respaldo em autores como Azevedo (1997), Pimenta (1998) Andrade (2009), Arroyo (2012) Silva e Silva (2014), Frigotto (2003). Ao final do estudo foi possível verificar a existência de diferenças entre os programas, advindas dos contextos socioeconômicos e concepções acerca da educação integral, porém evidenciou-se a similaridade dos objetivos educacionais e das estratégias de controle vinculadas ao modelo gerencialista da gestão pública.


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