Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Jacimara Moura Mendes, Jamile de Souza Soares, Jany Rodrigues Prado, Sandra Alves de Oliveira

Resumo


Este artigo se constitui em um relato de experiência de estágio realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Guanambi-BA. Tem como objetivo discorrer sobre uma experiência de estágio. Para isso enfatizaremos a importância do planejamento pedagógico que considera o protagonismo do aluno e que seja pautado no diálogo, como sugere Freire (1989). O estágio aconteceu em uma sala de alfabetização de Jovens e Adultos em uma escola do município de Guanambi-BA, que oferta todo o Ensino Fundamental e EJA. A partir da experiência da docência nessa turma foi possível concluir que a EJA se trata de uma modalidade de educação que requer um trabalho educativo que considere as especificidades do público alvo, e isso implica em considerar questões como: o perfil heterogêneo dos alunos, os diferentes sentidos atribuídos à escola, os conhecimentos de mundo já adquiridos e, principalmente, a realidade na qual o aluno Jovem e Adulto está inserida. Essas e outras questões recaem na necessidade de formação do professor para lidar com as diversas exigências impostas a essa modalidade de educação. Além disso, foi possível concluir que o estágio é um momento importante na formação do pedagogo, visto que, além de ser um momento de pesquisa, é também uma oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com a prática cotidiana escolar.

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