Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ESCOLA

Alexsandra Oliveira, Cristiane Andrade Fernandes

Resumo


O presente artigo é um recorte do trabalho de Conclusão de Curso-TCC, no qual discutimos sobre o Programa Saúde na Escola-PSE. Programa Interministerial entre Ministério da Saúde e do Ministério da Educação regulamentado pelo decreto presidencial nº 6.286/2007 e a Portaria Interministerial Nº1.055, de 25 de abril de 2017. A pesquisa teve como objetivo analisar a Política Pública preconizada no referido Programa, visando reconhecer como se constitui a promoção da saúde na Escola. A pesquisa foi de caráter bibliográfica, por meio de análise de documentos, artigos, e leis acerca da educação e a saúde. Dentre os resultados destacamos: que o PSE representa uma importante parceria entre as políticas públicas de educação e saúde, entretanto requer uma articulação entre Escola e a Unidade de Básica Saúde-UBS, a fim de desenvolver a interdisciplinaridade nas práticas educativas e a intersetorialidade. Portanto concluímos que a inserção do PSE na escola, contribuiu para que a ação educativa em saúde se torne uma prática de inclusão social, na prevenção da saúde do educando, porém devemos buscar a corresponsabilidade e cogestão para efetivação do programa. Outro fator relevante é a inserção dos educandos nas redes de atendimentos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Consideramos que o PSE possibilita o fortalecimento do diálogo entre os profissionais da área de educação e saúde, além do reconhecimento de suas competências.


Texto Completo: PDF