Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL: UM OLHAR SOBRE O PROJETO THYDÊWÁ JUNTO A COMUNIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM OLIVENÇA-BA

Marciléa Melo Alves Lima, Cândida Maria Santos Daltro Alves

Resumo


A presente pesquisa aconteceu no período de 2014 a 2018 a partir do material on-line da ONG Thydêwá (http://qwww.thydewa.org) quando conhecemos seu  projeto social no qual apresenta o trabalho que desenvolve com os indígenas Tupinambá de Olivença-Ba e outros parceiros, com foco na educação e prática social. Aqui descrevemos os resultados de uma pesquisa qualitativa de base etnográfica quando acompanhamos internamente a dinâmica da instituição buscando compreender a organização e o sentido que se agregava a esses dados on-line como ferramenta de luta social e fortalecimento de um povo.  Assim, pautada  na análise de dados secundários (on-line) da dinâmica de formação presente nas relações que se estabeleceram entre os atores sociais dos vários projetos que a ONG vem desenvolvendo, estas observações se estenderam também para além dos textos produzidos pelos atores sociais, contemplando os conteúdos das conversas informais coletadas nos comentários de internautas beneficiários dos projetos.  Por meio deste estudo foi possível compreender o cyberativismo da comunidade indígena e a prática social da Thydêwá como atividade educativa presente na formação de jovens lideranças indígenas no uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), no protagonismo do povo Tupinambá ao reafirmar sua cultura e identidade, nas construções de aprendizagem colaborativa e trabalho em rede. Assim, por meio dos projetos a realidade social dos Tupinambá era o ponto de partida para as problematizações e  produção imaterial e material de conhecimento por meio de publicações de vídeos, e-books , produção artística e livros impressos, entre outros materiais de autoria.

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