Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO BRASILEIRO E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Cremeilda Moreira Santos, Arlete Ramos dos Santos, Janete Pereira da Silva, Rosilda Costa Fernandes

Resumo


No Brasil contemporâneo, o direito à educação se firmou e ficou disponível à toda a população, independente de grupo social. Contudo, com a mudança na estrutura socioeconômica do Brasil, onde o estado voltou-se para os grandes centros urbanos e para a industrialização, o campo rural brasileiro ficou à margem desta sociedade. Apesar disso, os camponeses lutaram frente à esta conquista a partir do movimento social MST. Somente nas últimas décadas, é que a educação oferecida nas localidades rurais começa a ter um olhar especial, onde têm-se que é importante a valoração das especificidades das tradições rurais (educação do campo) e não mais a incorporação de costumes dos centros urbanos (educação rural). A partir desse entendimento, o estado começa a implementar uma série de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da educação no campo.


Texto Completo: PDF