Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (A): CONSTRUÇÃO COLETIVA DA MILITÂNCIA E IDENTIDADE EM RESISTÊNCIA

Gabriela Jesus de Amorim, Lilian Moreira Cruz

Resumo


O presente trabalho trata-se de um recorte da pesquisa de Conclusão do Curso de Especialização em Educação do Campo- UESC.  Dessa forma se apresenta enquanto uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Abordamos a Educação rural e as questões ideológicas por trás do processo de negação do direito e da qualidade da educação as comunidades rurais na história da educação brasileira. Bem como, a educação no e do Campo enquanto construção coletiva  fruto da reinvindicação dos movimentos sociais por políticas públicas da educação do campo e pela Reforma Agrária. Destarte, aborda a discussão acerca da formação docente para atuação na educação do Campo em um processo de busca pela superação da formação genérica. Com isso, nesse recorte temos como objetivos: analisar as concepções de educação rural, educação no e do Campo em seu processo histórico; relacionar a importância da formação docente no processo de construção da educação do campo. Para tal, tivemos como principal respaldo os estudos de Alencar (2010), Arroyo (2012, 2015), Caldart (2002, 2012), Decreto n. 7.352 novembro de 2010, Freire (2015), Frigoto (2012), Molina e Sá (2012), Oliveira (2016), Oliveira e Campos (2012), Parecer CNE/CEB nº 36/2001, Ribeiro (2012,2013), Saviani (1994) e Souza (2008). Assim sendo, compreendemos que nossa pesquisa apresenta um contribuinte social a partir do momento que possibilita a reflexão da educação do Campo enquanto realidade social, política, frente a necessidade de se pensar em uma educação do Campo enquanto construção coletiva, enquanto processo formativo para todos os envolvidos. 

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