Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃP POPULAR: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E UM NOVO CONCEITO DE PENSAR

Antônio Domingos Moreira, Rosilene Aparecida Barreto Martins, João Nascimento de Souza, Julita Lopes Carvalho

Resumo


O presente artigo possibilitou reflexões e foi fruto das discussões da disciplina Educação do Campo e Popular do Programa de Pós-Graduação da em Educação da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB) no segundo semestre de 2018. Às analises se fez mediante a pesquisa bibliográfica, buscou-se aprofundar na discussão que se permeia sobre o caráter humanizante da educação do campo e educação popular que teve como procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, fundamentando-se nas obras de Freire (2007), Brandão (2012), Arroyo (2012), Caldart (1997, 2001, 2015), dentre outros que possibilitaram o aprofundamento da reflexão crítica sobre como a educação do campo dialoga com as matrizes da educação popular, visando à formação humana a temática. O estudo revelou que a Educação do Campo pelo seu ideário e experiências práticas concretas traz importantes elementos da Educação Popular, principalmente da teoria freireana e dos movimentos sociais. Evidenciou também que a educação popular contemporânea fornece importantes bases pedagógicas e epistemológicas para a práxis da educação do campo em diferentes aspectos e dimensões. Por fim, salienta-se que apontam, teoricamente, a educação do campo e a educação popular se complementam e servem de base para a construção de práticas educativas humanizastes na luta dos direitos sociais.        

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