Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Stephanie Oliveira Augusto, Erivelton Nascimento de Souza, Darlei Oliveira Ferreira, Klayton Santana Porto

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer uma análise reflexiva do Projeto Político Pedagógico da Escola Anísio de Souza Marques, Iraquara-BA,  que atende o Programa Residência Pedagógica - PRP. Abordamos uma pesquisa de caráter qualitativo tendo em vista resultados que atendam os envolvidos do corpo docente da escola, não puderam ser quantificados, de forma a focar na compreensão das relações sociais. O presente trabalho aborda uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A escola Educandário Anísio de Souza Marques fica situada na comunidade de Queimada I a 7 km (quilômetros) de distância do município sede, Iraquara-BA. Atendendo as modalidades de ensino desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. As leituras e discussões deste artigo se deu entre agosto/2018 a fevereiro/2019, a priori foram feitas leituras coletivas, posteriormente leituras e fichamentos que viessem a contribuir para as discussões a serem abordadas na construção do mesmo. Inicialmente, selecionamos as categorias a serem analisadas de forma a contemplar parâmetros que perpassam entre social e pedagógico. Desta forma elencamos 3 (três) pontos  relevantes para discussão e abordagem.  Análise reflexivos do Projeto Político Pedagógico da Escola Anísio de Souza Marques, Iraquara-BA; II A diversidade cultural, tendo em vista que escola atende múltiplas comunidade do campo; III  História e cultura Afro-Brasileira. Este estudo nos possibilitou uma reflexão acerca de questões pertinentes da sociedade, além da importância de discutir a diversidade cultural construindo mecanismos que favoreçam um exercício a docência de forma mais humana e emancipadora.

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