Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UM PROCESSO HISTÓRICO DE CAMINHOS E DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A EMANCIPAÇÃO DE DIREITOS

Antônio Domingos Moreira, Igor Tairone Ramos dos Santos, Ricardo Alexandre Castro, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


O presente artigo é produto das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo – (GEPEMDEC) no Programa de Pós-Graduação da em Educação da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista. Mediante pesquisa bibliográfica, buscou-se fundamentar a discussão sobre a Agroecologia e da educação do campo entre outros que possibilitaram o aprofundamento da reflexão crítica sobre como a educação do campo dialoga com as matrizes da Agroecologia. Inicialmente, apresentam-se reflexões sobre o percurso histórico do campo agroecológico e da   educação do campo.  Por fim, as considerações apontam que, teoricamente, a educação na agroecologia com viés ao campo e para o campo se complementam e servem de base para a construção de práticas educativas humanizastes.


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