Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO: DO MOVIMENTO DE LUTA À CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

Adrielly Silveira Ribas, Lara Luiza Costa Montalvão da Silva, Priscila Teixeira da Silva

Resumo


Este artigo tem por finalidade abordar os aspectos da Origem da Educação do Campo, a Organização do Trabalho Pedagógico e a gestão nas escolas do campo, trazendo reflexões sobre a educação do campo como fruto dos movimentos sociais promovidos pelos sujeitos que vivem no/do campo, a pedagogia do Movimento e a Escola Itinerante, bem como a gestão democrática discutida com base no exemplo da Escola Família Agrícola. Assim, tem por objetivo refletir sobre a execução da Educação do Campo em escolas que vem sendo pensadas e construídas pelos sujeitos do campo e que dependem da terra para sua subsistência. Sendo assim, buscou-se compreender a organização do trabalho pedagógico (OTP), os procedimentos metodológicos baseados nos referenciais que sustentam a Educação do Campo, Analisar a gestão democrática abordando suas legislações apesentando esta como uma busca pela emancipação de todos. Teve como fundamentação teórica os principais autores: Caldart (2009), Polon e Marcoccia (2015), Borges (2012), Ciavatta e Lobo (2012), Borges e Silva (2012), Martins (2008), e outros. 

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