Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS MOTIVAÇÕES DO RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AOS BANCOS ESCOLARES NA REDE EDUCACIONAL DE BOM JESUS DA LAPA – BAHIA.

Daliane Dourado Santos, Daniele Pereira da Silva, Milena Pinheiro de Souza, Rodrigo Guedes de Araújo

Resumo


O presente artigo traz importantes reflexões acerca dos pressupostos teóricos – metodológicos e práticas educativa voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo principal a compreensão da importância dessa articulação, pontuando alguns Períodos que marcaram a história da (EJA) no Brasil, mostrando como a educação sempre foi negada a esses sujeitos de classe trabalhadora que por culpa de uma sociedade injusta e desigual tinham que optar em estudar ou trabalhar para sobreviver. Adotando como objetivo a compreensão das motivações dos jovens e adultos aos bancos escolares, ressaltando assim, a importância da (EJA) na vida dos alunos, tendo que ser vista com outros olhares, ela não é apenas uma educação para jovens e adultos da zona rural que são vistos como maioria analfabeta, e sim uma porta que abre oportunidades para esses sujeitos que além de querer aprender ler e escrever também tem sonhos, e portanto, devem ser respeitadas e merecem uma educação digna e de qualidade. Como aporte teórico bibliográfico, utilizamos Freire (2005, 2018) Araújo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), STRELHOW (2010) e dentre outros. E partindo da realização de análise dos dados e das informações desta investigação, consideramos que existe um entrelaçamento entre as razões e as motivações dos jovens e adultos no retorno aos bancos escolares. A educação é para eles a garantia de ter acesso ao mundo do trabalho, a garantia de ter ascensão social e profissional.

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