Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEITURA, ESCRITA E RESISTÊNCIA

Valdinéia Antunes Alves Ramos, Janine Couto Cruz Macedo

Resumo


Este artigo traz algumas inquietações e resultados do Projeto de Extensão “Letramento Literário na Educação de Jovens e Adultos: aproximações entre o IF Baiano e a Rede Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa”, realizado no período 2017 e 2018. O projeto foi construído tendo como objetivo promover por meio das histórias de vida dos sujeitos da EJA e do diálogo geracional entre estudantes do Centro Educacional Agenor Magalhães e estudantes do IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, o letramento literário como instrumento de ampliação de conhecimentos acerca da valorização do Território do Velho Chico – TVC, e da construção identitária dos sujeitos desta região. Destacamos a EJA como uma experiência social permeada por um contexto de exclusão, de cerceamento e de subalternização. Condição que demanda a esta modalidade de ensino uma abordagem didático-pedagógica articulada à vida prática desses sujeitos. O diálogo é construído, principalmente, com autores que discutem as temáticas Educação de Jovens e Adultos e Letramentos, tais como: Freire (1987), Geraldi (1995), Arroyo (2004), Martins (2006), Cosson (2012), Soares (2011) entre outros.


Texto Completo: PDF