Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DOS VÍCIOS ÀS VIRTUDES: REFLEXÕES ACERCA DAS ATITUDES, CRENÇAS E VALORES EM TORNO DO PORTUGUÊS POPULAR DO BRASIL

Jorge Augusto Alves da Silva, Soraya Meira Chaves, Geraldo Liberato Aguiar Assis Filho

Resumo


O presente artigo discute com base na Sociolinguística (LABOV, 2008), na Sócio-história (ROMAINE, 1982) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004) a violência simbólica (BOURDIEU, 1986; MATTOS E SILVA, 1997) que se inseriu no ambiente escolar do ensino fundamental e propõe uma metodologia que possa repensar práticas de sala de aula que espelhem o respeito à pluralidade de identidades . O texto centra-se em três linhas de discussão. A primeira relaciona-se à legitimação da variante culta e os reflexos de uma concepção no ensino baseado na superposição negativa de normas. A segunda linha dedica-se a discutir o que a escola e seus aparatos consideram legítimo ou ilegítimo de ser usado e, portanto, de ser ensinado. Na terceira linha, descrevem-se e discutem-se abordagens teóricas e metodológicas desenvolvidas, segundo as realidades existentes em escolas estaduais e municipais do interior da Bahia (SANTOS, 2018; CUNHA, 2019; GOMES, 2019), trabalhos desenvolvidos no âmbito do Mestrado Profissional – ProfLetras UESB/UFRN/CAPES. 

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