DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?
Elvira M. Cavalcanti de Souza, Sirlene Prates Costa Teixeira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Resumo
A Educação Superior tem sido foco de discussões significativas nos últimos anos em âmbito nacional e internacional, apontando temas emergentes, como a Docência Universitária. Nesse sentido, o objetivo central desse texto consiste em apresentar um mapeamento em importantes bases de dados bibliográficos como: no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no período de 2013 a 2018. Para alcançar o objetivo proposto o estudo fundamenta-se na metodologia denominada “estado da arte”, caracterizada como bibliográfica; qualitativa do tipo descritiva e analítica. O levantamento das produções se realizou por meio de fontes eletrônicas, via bibliotecas digitais, repositórios acadêmicos, banco de teses e dissertações da Capes e IBICT. Nas buscas, utilizaram-se os seguintes descritores: “Docência no Ensino Superior”; “Docência Universitária”; “Formação docente e Ensino Superior”; “Identidade Docente e Ensino Superior”. A partir da análise dos dados constatou-se que as discussões sobre Docência Universitária compõem um campo de produção significativo no período investigado, pois das 106 produções que trazem a temática Educação Superior, 26 delas são específicas sobre a Docência Universitária. Diante dos dados expostos, espera-se fomentar a importância da investigação a fim de que novas pesquisas sejam realizadas sobre a temática em foco, demonstrando a necessidade de se pensar a Docência Universitária, a partir de seu universo, que é complexo e contextualizado.
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