Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DISCURSO, APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS: UM IMPORTANTE ENTRELAÇAMENTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Marileide Moutinho Pamponet Lima

Resumo


Este estudo de natureza exploratória e caráter bibliográfico é uma pesquisa parte de um trabalho da Especialização em Leitura e Produção textual aplicadas à Educação de Jovens e adultos - EJA, do Instituto Federal Baiano campus Itapetinga. O tema central está pautado especificamente em redes sociais e as estratégias linguístico-discursivas utilizadas pela instância midiática no processo de construção da realidade discursiva nos alunos da EJA. As produções simbólicas de internautas por meio de formações discursivas transparecem situações polêmicas em debates que produzem e proliferam sentidos. Logo, é relevante para a educação que precisa construir estratégias para lidar com estas situações, de modo que não menospreze os contextos culturais dos educandos da EJA. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar a partir de um recorte teórico, a presença marcante de alguns genéricos discursivos, sendo o trabalho pautado em estudos existentes sobre discursos em redes sociais, observando de que maneira os alunos da EJA interpretam ou legitimam determinadas questões por meio de posições discursivas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é de natureza qualitativa e investigativa, para que seja possível registrar as diferenças de sentido especialmente com relação aos discursos presentes na Análise do discurso (AD). A partir dos principais resultados da pesquisa é possível concluir que o aparelho ideológico do estado precisa aprimorar a forma como produz a Educação Jovens e Adultos - EJA mudando o discurso pedagógico escolar (DPE).

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