Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DILEMAS E PERCURSOS NO ENSINO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: BREVES APROXIMAÇÕES

Edna Furukawa Pimentel

Resumo


Este estudo insere-se no campo da reflexão acerca do ensino da Filosofia da Educação e tem como objetivo ressaltar um aspecto, aqui denominado de habitus professoral, que tem contribuído para a manutenção de práticas pedagógicas conservadoras, repetitivas, acríticas e descontextualizadas no ensino de Filosofia. Essa reflexão parte de nossa inquietação profissional, lecionando a disciplina de Filosofia da Educação há mais de duas décadas, mas, sobretudo, da experiência de coordenar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o subprojeto de Filosofia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Nesta empreitada, implementamos o PIBID/Filosofia em três escolas estaduais da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista, desenvolvendo atividades de ensino com pesquisa. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa, na vertente de pesquisa colaborativa (LEITE, 2015), em que todos os sujeitos envolvidos: bolsistas, professoras do ensino médio e coordenadora são todos e todas sujeitos participes desse processo de iniciação e formação docente.

Texto Completo: PDF