Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE GUANAMBI-BA

Jucirlene de Carvalho Santana, Lídia de Almeida Rocha, Kátia Montalvão

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender os principais fatores que interferem no processo de alfabetizar crianças nas experiências de professores alfabetizadores de uma escola municipal em Guanambi-Ba. A coleta de dados partiu da metodologia quali-quantitativa, utilizando o questionário com perguntas fechadas e abertas como instrumento de pesquisa. Participaram da pesquisa sete professores atuantes da área de alfabetização. De acordo com os resultados, identificaram-se como principais dificuldades no processo de alfabetização apontadas pelos docentes a falta de apoio familiar, a quantidade excessiva de alunos nas turmas e a distorção idade-série, consequência da reprovação.

Texto Completo: PDF