Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM SOBRE ENSINO NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Rogério Santos Sales, Marcolino Sampaio dos Santos

Resumo


Frequentemente ouvem-se declarações realizadas por estudantes ao se referirem a professores que possuem excepcional capacidade intelectual e profundo conhecimento a respeito da área que atua, mas que, todavia, não conseguem ministrar uma aula de forma que os alunos os compreendam bem. Esses depoimentos são frequentes tanto por estudantes da educação básica quanto do ensino superior. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a didática no ensino superior.  O estudo pretende refletir não apenas sobre a formação dos professores que atuam no ensino superior, mas também sobre a formação recebida pelos alunos das licenciaturas do ponto de vista didático. Este estudo traz uma revisão bibliográfica de autores que discutem sobre didática e principalmente sobre didática no ensino superior, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Traz uma discussão do tema nos cursos de licenciatura e possível impacto na prática cotidiana dos futuros profissionais egressos desses cursos. Embora seja uma revisão bibliográfica, pretende-se amadurecer e evoluir para uma pesquisa onde podem estar presentes a coleta de dados, observação, análise, bem como interpretação dos fatos em torno do objetivo central. O resultado inicial observado é que a qualidade na formação docente contribui sobremaneira para a garantia da qualidade no processo ensino aprendizagem. Ao final procura-se trazer à baila uma reflexão àqueles que exercem ou pretendem exercer a docência contemplando teoria e prática objetivando melhores resultados para práxis docente.


Texto Completo: PDF