Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIDÁTICA E DOCÊNCIA INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR

Steicy Oliveira Lima, Francisco dos Santos Carvalho, Marcelle Bittencourt Xavier, Mauro dos Santos Carvalho

Resumo


Este trabalho objetiva analisar as metodologias inovadoras utilizadas pelo corpo docente do curso de Administração, de uma faculdade privada, na cidade de Vitória da Conquista – BA. Para o embasamento teórico recorremos aos estudos de Anastasiou (2001), Demo (2012), Freire (1987) e Masetto (2003). Em termos metodológicos, foram realizadas pesquisas exploratórias e descritivas, com abordagem qualitativa e quantitativa. O questionário elaborado foi aplicado para dez docentes e foi composto por questões abertas e fechadas; as variáveis foram estimadas através de uma equivalência, com respostas que variam de não utilizo até utilizo muitas vezes. Os resultados revelaram a necessidade da instituição pesquisada reforçar o uso de algumas modalidades metodológicas que se utiliza muito pouco. Este estudo também mostrou que o corpo docente tem apoio da instituição quanto à sua formação.

Texto Completo: PDF