Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA EM UMA TURMA DO 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JEQUIÉ-BAHIA

Alcimara da Silva Santos, Jamile França dos Santos

Resumo


O presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada através do Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na qual foram realizados diagnósticos de leitura e de escrita com 25 alunos de uma turma do 3º ano, do turno vespertino, do Ginásio Municipal Doutor Celi de Freitas na cidade de Jequié. A aplicação do diagnóstico ocorreu nos dias 28 e 29 de abril de 2018. Realizamos o diagnóstico com o intuito de compreender em que nível de aquisição da leitura e da escrita aquelas crianças estavam, buscando relacionar a teoria com a prática. Para realização do diagnóstico tivemos como uma das fontes teóricas o livro “Alfabetização método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire” de MENDONÇA e MENDONÇA (2007), que descrevem o método sociolinguístico. Após a análise dos diagnósticos de leitura e de escrita retornaremos à escola para desenvolvermos uma intervenção do Método Sociolinguístico de alfabetização, realizando atividades por níveis de aprendizagem. Este trabalho, no entanto, apenas descreve a análise dos dados recolhidos nos referidos diagnósticos. No decorrer do trabalho apresentamos os gráficos utilizados para análise, os quais trazem de forma minuciosa todos os dados coletados. Após a análise dos dados, foi possível identificar a quantidade de alunos que são alfabetizados na turma e os alunos que ainda não reconhecem as letras. Foi possível observar, ainda, que o trabalho desenvolvido pela professora resultou possibilitou um avanço no processo de aprendizagem da leitura e da escrita por partes das crianças, pois a maioria da turma está alfabetizada. 

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