Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DÍADE MÃE-BEBÊ COM SÍNDROME DE DOWN E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Sanaia Lúcia de Souza, Cássia Pires de Moraes, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Resumo


O objetivo desta pesquisa é descrever as atividades utilizadas pela díade mãe-bebê com síndrome de Down (SD) para estimular a comunicação e aquisição da linguagem de seus filhos. Crianças com SD possuem déficit intelectual e atrasos devido a aspectos interacionais. Esta pesquisa foi ancorada na Neurolinguística Discursiva tomando a linguagem como atividade entre sujeitos e na Teoria Histórico Cultural que estabelece a apropriação da linguagem pelo sujeito a partir de sua inserção em práticas sociais  na comunidade pertencente ao próprio sujeito. Método: Os sujeitos desse estudo foram quatro (4) díades mãe-bebê, com bebês de quatro a oito meses de idade. Os dados foram coletados no LAPEN, no primeiro encontro da mãe com a pesquisadora por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados qualitativamente. Resultados e Discussão: As informações colhidas junto às mães mostram que elas estabeleciam diálogos com seus bebês em situações do dia-dia, porém não existia a preocupação de manter a troca de olhares sistematicamente entre as díades, bem como não apresentavam estímulos visuais com pista pré-lingüístico para bebês com a intenção. Conclusão: As mães das crianças com SD realizavam antes do processo de intervenção atividades comunicativa com seus bebês previamente ao processo de intervenção, no entanto, essas atividades necessitavam de direcionamento mais especifico para promoção de interação mais efetiva que potencialize o inicio da produção de vocalizações e da aquisição da linguagem de seus bebês. 

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