Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO SOCIAL JUVENIL A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS INTEGRATIVAS: A TECNOLOGIA SOCIAL “JOVENS ADC”

Altemar Felberg, Calitta Felberg Pereira, Elismar Fernandes dos Santos, Flaelma Almeida da Silva

Resumo


Este artigo tem por finalidade compartilhar uma tecnologia social desenvolvida desde 2013 pela OSC Instituto Mãe Terra, reconhecida e certificada pela Fundação Banco do Brasil em 2017 no eixo educação, que visa promover a formação social e a inclusão socioprodutiva de jovens indígenas da etnia Pataxó e de jovens de comunidades rurais e tradicionais de pesca do Sul da Bahia, por meio de oficinas de formação social básica; cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas e; ações de intervenção comunitária, estimulando e fortalecendo a autonomia e o protagonismo social juvenil e capacitando-os para atuarem como agentes multiplicadores e promotores de cidadania e desenvolvimento – na família, escola e comunidade. A tecnologia social é fruto da execução de dois projetos específicos: um voltado a 64 comunidades rurais e de pesca de 10 municípios baianos, como estratégia de mitigação de impactos de uma multinacional de celulose, a empresa Veracel S.A, que envolveu mais de 150 jovens, culminando na realização do 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia; e outro, direcionado a 12 aldeias indígenas de 02 municípios, patrocinado pela Petrobras S.A, que beneficiou mais de 300 jovens da etnia Pataxó, finalizado com a realização do 1º Encontro Territorial da Juventude Pataxó. Ambas as iniciativas fizeram o uso de metodologias interativas e participativas, atualmente classificadas como “metodologias integrativas”, tendo a participação comunitária como princípio educativo estruturante em todas as fases do processo, e cujas atividades tiveram por suporte o conhecimento da realidade, a reflexão e a ação.  

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