Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO A CURSO DE LICENCIATURA: IMPRECISÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Jefferson da Silva Moreira

Resumo


Neste artigo, tecemos provocações sobre a problemática subjacente à base epistemológica da Pedagogia, aqui concebida como um campo de conhecimento com estatuto próprio, cujo objeto de análise é o fenômeno educativo. Com efeito, delineamos como objetivo geral deste estudo, explorar na literatura o percurso histórico que subsidia a defesa da Pedagogia, realizando um cotejamento com proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNP) que a regulamentam no contexto brasileiro. A seguinte indagação norteou as reflexões: quais debates de natureza teórica e epistemológica subjazem as perspectivas teóricas que convergem em conceber a Pedagogia enquanto área de conhecimento, em oposição às recomendações oficialmente propostas pelas DCNP, que a preconiza como um curso de licenciatura para formação de professores? O artigo está pautado teoricamente nas reflexões de Saviani (2009); Durkheim (2011); Libâneo (2010); Franco (2011); Pimenta (2010); Pinto (2009, 2017), Bissoli da Silva (2002), entre outros pesquisadores, que convergem do pressuposto de que a Pedagogia constitui-se por ser a Teoria ou a Ciência da Educação. Por fim, demarcamos a necessidade de compreensão mais profunda sobre a Pedagogia como área de conhecimento com estatuto epistemológico próprio, contrapondo-nos, desse modo, às recomendações oficialmente propostas pelas DCNP acima citada, que a reduz a uma licenciatura para formação de professores. Tal aspecto implica na emergência de revisão dos equívocos epistemológicos presentes no citado documento e na necessidade do delineamento de pesquisas que busquem analisar as reverberações da sua promulgação na fragilidade da formação de pedagogos stricto sensu e na profissionalização de professores para a atuação na Educação Básica.

Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor