Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DA NECESSIDADE DA LITERATURA HOJE, AMANHÃ E DEPOIS: O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO CAMINHO PARA SABOREAMAR A LEITURA

Helitânia dos Santos Pereira

Resumo


Este trabalho objetiva discutir o ensino de língua materna no Ensino Médio no que concerne especificamente ao trabalho com a leitura literária. A mídia divulga amplamente números referentes ao desempenho apresentado por alunos brasileiros em exames avaliadores em nível local, nacional e internacional. Tais resultados questionam se a escola tem sabido formar leitores e escritores competentes. O trabalho com leitura no Ensino Médio, porém, pode ser muito mais eficaz se o ensino de literatura deixar de versar sobre aspectos periféricos e levar para o centro o próprio texto. Essa centralidade reivindicada para o literário visa tanto favorecer as habilidades leitoras e de escrita, como promover a humanização dos sujeitos envolvidos. Iniciamos com uma abordagem sobre a necessidade da literatura em tempos de liquidez, quando imperam o visual e o instantâneo; em seguida, um breve percurso sobre a introdução da literatura na escola ajuda-nos a compreender o estado atual de seu ensino; no bloco seguinte, aprofunda-se a questão da escolarização da literatura ressaltando a ineficácia do modo corrente de lidar com o literário aliado a uma análise do que dizem os documentos oficiais que regem a educação nacional; na sequência, expomos sobre o surgimento dos Novos Estudos sobre o Letramento, que compreendem essa noção como plural, prevendo possibilidades de existência de práticas de letramento paralelas ao alfabetismo escolar; por fim,  apresentamos o letramento literário como possibilidade para o trabalho com leitura no ensino médio com foco para a exploração das potencialidades estéticas e humanizadoras do texto literário.


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