Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: PARTILHANDO PERCURSOS

Edisio Pereira da S. Luz Júnior, Adriana Vespasiana Magalhães Dias, Maria Fernanda Martins Moreira, Ligia Maria Portela da Silva

Resumo


Este trabalho é resultado da interlocução entre dois componentes curriculares do Curso de Psicologia da UESB, tendo sido desenvolvido por um grupo de acadêmicos do 3º semestre. Teve como objetivo estabelecer uma reflexão entre questões relativas ao desenvolvimento humano na adolescência e o papel da Psicologia Escolar/Educacional. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal como principal instrumento metodológico, formando-se dois grupos mistos (sexo e idade) com seis adolescentes em cada um, em escola privada de Ensino Médio de Vitória da Conquista. As verbalizações nos grupos focais foram analisadas sob a ótica psicanalítica sendo estabelecidas como categorias de análise: luto em relação à identidade e papéis infantis, a negação das transformações corporais, a construção de novos sentidos e atribuições a seu lugar. Os resultados apresentaram uma visão de infância um tanto idealizada, como o lugar do brincar e da inocência e a adolescência como momento de assumir novas responsabilidades, incluindo a escola e perspectivas de futuro. Como reflexão, indica-se as contribuições da prática de uma Psicologia Escolar/Educacional crítica, ancorada em concepções amplas dos focos de atuação, e que considere as múltiplas faces do desenvolvimento, possibilitando que os atores do processo educativo tenham voz, em um processo dialógico.

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