Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DA EXPERIÊNCIA AO APRENDIZADO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÕES SOBRE O ATO DE AVALIAR

Cláudia de Faria Barbosa, Juliana de Jesus Nascimento, Soraia de Jesus Nascimento, Thais Jesus Bastos

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o desenvolvimento da disciplina avaliação da aprendizagem, componente curricular obrigatório do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - campus Jequié - BA. Tem objetivo de contextualizar uma experiência educativa resultante da articulação entre os suportes teóricos apontados nas discussões em sala de aula e uma investigação feita com a utilização de entrevistas realizadas no ambiente escolar, sobre a avaliação na escola básica. O trabalho apresenta uma síntese do grupo na tentativa por responder a seguinte questão: quais teorias ficaram na memória e quais inquietações e proposições ajudam a pensar como se dá a avaliação da aprendizagem na escola? Com uma abordagem qualitativa e utilização de entrevistas a professores e gestores da escola básica, esta pesquisa aponta possibilidades de entrelaçamentos entre a teoria e a prática no ensino superior e promove um movimento de reflexões no que tange à avaliação da aprendizagem.

Texto Completo: PDF