Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CURRÍCULO INTEGRADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI

Judácia da Silva Pimentel Carvalho, Reginaldo Santos Pereira

Resumo


O presente artigo trata-se de uma pesquisa em andamento que propõe discutir as concepções do currículo dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IF Baiano, campus Guanambi, na tessitura da prática educativa. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivamos conhecer as práticas pedagógicas integradoras no tempo e espaço de uma realidade concreta escolar, a construção do currículo integrado com suas interfaces e analisar as implicações desse modelo de currículo em uma sociedade plural e contemporânea. De outro lado, o estudo intenciona analisar em que medida as experiências através do currículo integrado favorecem a formação de sujeitos emancipados, de forma a problematizar a fragmentação do saber e as relações entre saberes legitimados e não legitimados, observadas na construção do currículo integrado no contexto social, cultura e histórico que a instituição está inserida.


Texto Completo: PDF