Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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COORDENADOR PEDAGÓGICO: ARTICULADOR DO TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA

Anita dos Reis de Almeida, Hélio Souza de Cristo, Marcos Vinícius Castro Souza

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre o coordenador pedagógico e seu papel na articulação do trabalho colaborativo no contexto escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, que trouxe a pesquisa bibliográfica como procedimento. Buscou-se elementos para uma maior compreensão acerca da atuação do coordenador pedagógico na escola, principalmente no que tange ao desenvolvimento do trabalho colaborativo por meio de uma relação dialógica com docentes, estudantes, gestores, funcionários. Na introdução situamos a justificativa, objetivo e abordagem metodológica adotada na construção do trabalho. Na segunda parte do texto, discutimos sobre a coordenação pedagógica e o trabalho colaborativo. Por fim, socializamos resultados e conclusão sobre o trabalho desenvolvido, destacando que a cultura do trabalho colaborativo na escola não é uma tarefa simples e inerente ao contexto escolar. O coordenador pedagógico enfrenta o desafio de articular práticas educacionais dialógicas e, portanto, colaborativas, imprescindíveis para a conquista de uma educação libertária, capaz de promover a participação ativa de todos os sujeitos que fazem parte do contexto escolar.

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