Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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CONSELHO ESCOLAR, INSTRUMENTO DA DEMOCRACIA: DIAGNÓSTICO DA GESTÃO COLEGIADA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BRUMADO

Elielson Teixeira

Resumo


O presente trabalho relata uma pesquisa em andamento que investiga a atuação do Conselho Escolar do Colégio Estadual de Brumado, tendo como objetivo demonstrar a importância da participação desse órgão colegiado nas decisões participativas da escola e os seus efeitos nos resultados efetivos da aprendizagem dos alunos, e ainda a influência que a gestão democrática da escola pode inspirar na comunidade local para construir o aprendizado do exercício da democracia bem como incentivar e legitimar ações interinstitucionais de desenvolvimento local sustentável. A metodologia é de caráter qualitativo, utilizando como coleta de dados questionários com alunos, professores funcionários pertencentes ao conselho, bem como entrevista semiestrutura Quanto aos resultados espera-se levantar dados suficientes para compor um conjunto de informações necessárias para uma conclusão, interpretativa, sobre a atuação do órgão colegiado nas decisões da gestão administrativa e financeira da escola, bem como na construção e implementação do projeto político pedagógico do colégio pesquisado. 

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