Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE UM GRUPO DE MULHERES CAMPONESAS

Rael Oliveira Souza, Darlei Oliveira Ferreira, Erivelton Nascimento Souza, Aldinete Silvino de Lima

Resumo


O Relato de Experiência apresenta uma reflexão sobre três oficinas realizadas no Estágio Supervisionado em espaço não escolar por estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. O estudo discute sobre os conhecimentos matemáticos presentes na produção agroecológica para o incentivo ao protagonismo de mulheres camponesas.  Partimos do princípio que a Agroecologia propõe a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais de modo equilibrado e justo. Nesse sentido, realizamos roda de conversas e oficinas com o grupo de Mulheres Construindo Esperança e Cidadania de uma associação camponesa do município de Seabra-BA. O grupo de mulheres promove ações formativas em uma cozinha produtiva envolvendo temas sociais para além de receitas de bolos e doces culinários. Discutem-se nas reuniões do grupo questões sobre a vida na comunidade e a importância da organização coletiva e produtiva das famílias. Para a realização do Estágio, propomos as seguintes oficinas: (i) reflexões sobre o protagonismo e a cidadania das camponesas; (ii) resolução de problemas da realidade da associação e (iii) trabalho coletivo e o estudo de viabilidade. Os resultados das oficinas revelam a importância da produção coletiva e agroecológica para o protagonismo das mulheres camponesas na luta contra as desigualdades sociais. Indicam também a importância do estudo de viabilidade para a produção de alimentos e valoriza a realização do Estágio Supervisionado em espaços não escolares, uma vez que, a aprendizagem não acontece somente nas escolas e/ou nas universidades, mas também nas experiências produtivas e no modo de vida das pessoas.

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