CONHECIMENTO HISTÓRICO, CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
Priscila Machado da Silva, Maria Cristina Dantas Pina
Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e busca compreender o papel do conhecimento histórico na proposta curricular das escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST. O objetivo é analisar as relações entre a proposta curricular do MST na qual a História assume um protagonismo e a prática docente de uma escola em Barra do Choça (BA). As referências centrais passam pela reflexão sobre o MST: Caldart (2000; 2009) Molina (2003); a discussão sobre Educação: Freire (2001); currículo: Goodson (2013) e educação histórica: Schmitd (2009); Rüsen (2010). Nesse primeiro momento será abordado reflexões iniciais sobre o conhecimento histórico na produção educacional do MST. Como metodologia para a pesquisa serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de História e gestores dessa escola, como também análise documental. O interesse é demonstrar os encontros e desencontros, na perspectiva docente, entre a proposta curricular nacional e a prática curricular cotidiana.
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