CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO SUL DA BAHIA ACERCA DO ENCI: A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO APRENDIZADO
Patrícia Santos de Carvalho, Viviane Briccia, Thais Barbosa Moura, Nilzete de Santana Santos
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo refletir acerca dos conhecimentos construídos por professores de uma escola no Sul da Bahia a partir de uma formação continuada acerca do Ensino de Ciências por Investigação como abordagem didática. O mesmo tem um caráter comparativo, já que, faremos a relação desta pesquisa com outro trabalho no que diz respeito a concepções de três professores sobre essa perspectiva de ensino. Este artigo apresenta analise das concepções dos professores após a formação continuada sobre ENCI na qual utilizamos alguns referencias do ENCI (CARVALHO, 2013, 2007; MUNFORD LIMA, 2007; ZÔMPERO LABURÚ, 2011), após a formação na qual trabalhamos com a sequência Navegação e Meio Ambiente, a partir da atividade do barquinho, fizemos entrevistas com os docentes e percebemos que a concepção dos professores mudaram após a formação. Enfatizamos a importância da formação continuada para que os professores utilizem as novas perspectivas de ensino em sua prática pedagógica.
Texto Completo: PDF