Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DE PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA NA BAHIA: ENTRE O DISCURSO PRIVADO E A REALIDADE PÚBLICA.

Flávia Rodrigues Moreno, Clarissa Almeida de Santana

Resumo


O presente estudo buscou compreender o comprometimento organizacional dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública em Salvador, Bahia. Para tanto, utilizou-se o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), que corresponde a uma perspectiva do comprometimento a partir de três dimensões: afetiva, normativa e calculativa. No comprometimento afetivo, o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos da mesma, possui o desejo de manter-se membro da organização a fim de alcançar esses objetivos. Já o comprometimento normativo é um vínculo que o indivíduo estabelece com os objetivos e interesses da organização, a partir das pressões normativas assumidas por ele. Na terceira dimensão, a calculativa, o indivíduo só permanece na organização devido aos custos e benefícios envolvidos com a sua saída. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e utilizou a técnica do questionário como principal meio de coleta dos dados. O questionário baseou-se no modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), composto por perguntas fechadas em formato de escala do tipo Likert, além de perguntas relacionadas a dados funcionais e demográficos. A pesquisa contou com a participação de 16 dos 40 docentes do Colegiado de Administração da referida IES. Os dados oriundos dos questionários foram analisados de acordo com cada dimensão do comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1991). Os resultados revelaram que a dimensão de comprometimento organizacional predominante entre seus respondentes foi a afetiva, embora no setor público não exista a dita lógica privada de preocupação com o servidor. 

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