Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DE PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA NA BAHIA: ENTRE O DISCURSO PRIVADO E A REALIDADE PÚBLICA.

Flávia Rodrigues Moreno, Clarissa Almeida de Santana

Resumo


O presente estudo buscou compreender o comprometimento organizacional dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública em Salvador, Bahia. Para tanto, utilizou-se o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), que corresponde a uma perspectiva do comprometimento a partir de três dimensões: afetiva, normativa e calculativa. No comprometimento afetivo, o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos da mesma, possui o desejo de manter-se membro da organização a fim de alcançar esses objetivos. Já o comprometimento normativo é um vínculo que o indivíduo estabelece com os objetivos e interesses da organização, a partir das pressões normativas assumidas por ele. Na terceira dimensão, a calculativa, o indivíduo só permanece na organização devido aos custos e benefícios envolvidos com a sua saída. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e utilizou a técnica do questionário como principal meio de coleta dos dados. O questionário baseou-se no modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), composto por perguntas fechadas em formato de escala do tipo Likert, além de perguntas relacionadas a dados funcionais e demográficos. A pesquisa contou com a participação de 16 dos 40 docentes do Colegiado de Administração da referida IES. Os dados oriundos dos questionários foram analisados de acordo com cada dimensão do comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1991). Os resultados revelaram que a dimensão de comprometimento organizacional predominante entre seus respondentes foi a afetiva, embora no setor público não exista a dita lógica privada de preocupação com o servidor. 

Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor