Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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CARRINHO DE ROLIMÃ E PEDAGOGIA DA AVENTURA: RISCANDO O ASFALTO

Jarbas Pereira Santos, Marilda Teixeira Mendes, Michela Abreu Francisco Alves

Resumo


A aventura é algo inerente ao ser humano, desde o início da sua existência como forma de sobrevivência, superação de limites, enfrentamento de desafios e aquisição de conhecimentos, onde se recria e reinventa atraindo cada vez mais adeptos. O presente estudo é um relato de experiência com o objetivo de apresentar o carrinho de rolimã como uma das ferramentas de educação para o lazer dentro dos esportes e atividades de aventura, das práticas corporais e pedagogia da aventura nas aulas de educação física na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, distrito de Nova Esperança, Município de Montes Claros - MG. Pretendemos trazer reflexões sobre o surgimento e o resgate de um brinquedo construído que atravessa décadas e une gerações, das possibilidades educacionais interdisciplinares inseridas no ambiente escolar, da manifestação social e cultural que envolve a teoria e a prática. Percebemos que ao resgatar o carrinho de rolimã, não o deixamos desaparecer por completo, imprimindo um (re)significado e novas possibilidades de manifestações culturais de lazer, estabelecendo ligações e aproximações ao despertar o desejo nos indivíduos. O ato de construir o próprio brinquedo, baseado na pesquisa, historiografia, cálculo e desenho do projeto, discussões de aerodinâmica, tamanho dos rolamentos, sistemas de frenagem, material a ser utilizado, construção, equipamentos de proteção individuais, até a vivência da prática em si, com a descida da ladeira, acabam por agregar valores e significados aos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, onde os saberes se complementam e difundem, na troca de experiências e aproximação de gerações.

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