Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CADÊ AS MARIAS? PESQUISAS, LICENCIATURAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: HISTÓRIAS DE AFRICANAS PARA UM CURRÍCULO DECOLONIAL.

Cristiane Batista da Silva Santos

Resumo


Como (re) aproximar produção acadêmica e educação básica? Este trabalho discute os desafios e possibilidades inserir os milhares de marias das pesquisas e produções acadêmicas oriundas de dissertações e teses em adaptações e propostas didáticas para inseri-las na Educação Básica. A discussão aqui encetada é fruto de três contextos: a docência nas licenciaturas de História da África, Pedagogia e História; a pesquisa sobre africanas em diferentes tipologias de fontes documentais e por fim as atividades realizadas com licenciandos em História e Pedagogia, sobretudo nos relatos oriundos do PIBID, estágios e observações nas unidades escolares. A metodologia consequentemente é de natureza qualitativa, pesquisa-ação e análise das tipologias documentais para seriação, transcrição e “adaptação didática”. Destarte, toma como recorte para esta discussão os gêneros textuais em que pululam narrativas sobre africanas no período Colonial evidenciando possibilidades reais de abordá-las a partir das suas histórias em gêneros textuais como cartas, relatos, inventários, cartas de alforria, testamentos e denúncias. Tais aspectos possuem caráter geográficos, históricos, econômicos, linguísticos de gênero, sexualidades, religiosidades, práticas culturais e valores que reafirmam a luta antirracista e a aplicabilidade real da lei 10.639/3003 em tempos de racismos, preconceitos e feminicídios como demandas atuais.

Texto Completo: PDF