Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: A PERPEÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO

Dulcinéia da Silva Adorni, Marta Brito da Silva

Resumo


Este estudo relata os resultados de um levantamento sobre o ensino de Química na atualidade, de acordo com a percepção dos alunos. Consistiu em uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida como parte das atividades da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Química da UESB/Itapetinga-BA. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com 05 questões, aplicado a 47 alunos (distribuídos entre os três anos no turno noturno) e uma entrevista com o diretor de uma instituição de Ensino Médio da rede pública estadual. Objetivou identificar se (e como) ocorre a contextualização dos conteúdos no ensino de Química e se esta pode ser encarada como um elemento de motivação para a aprendizagem dos alunos. Foram investigadas questões como o que desperta o interesse dos alunos pela Química; qual o seu papel/função; onde encontra-se presente; contribuições das aulas práticas; e, as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. A entrevista visou levantar dados sobre matrícula, evasão e infraestrutura. Constatamos a importância atribuída pelos discentes à contextualização dos conteúdos no ensino de Química, sendo destacada como elemento de motivação e facilitação do aprendizado. Demonstraram que há interesse em aprender os conteúdos da disciplina e que consideram as aulas práticas como fator que contribui para o seu conhecimento de mundo. A Química se configura uma Ciência ampla, que auxilia sua formação profissional e social. Neste sentido, faz-se necessário buscar meios (formação e instrumentação do professor) para oportunizar aos alunos a construção um conhecimento interdisciplinar e contextualizado.

Texto Completo: PDF