Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E RESULTADOS ESCOLARES

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Jucélia Oliveira Santos, Eliane Vieira dos Santos

Resumo


As avaliações das políticas públicas educacionais têm como objetivo verificar o processo de ensino-aprendizagem, com vistas a garantir a qualidade da educação ofertada em instituições escolares. Por meio dos seus resultados é possível que gestores possam tomar decisões que perpassam tanto pela criação de novas metodologias e práticas de ensino, quanto pela reformulação, implementação ou extinção de políticas. Deste modo, este trabalho tem como escopo discutir sobre avaliação das políticas públicas educacionais, apresentando os principais instrumentos de avaliação da Educação Básica brasileira, com enfoque no Saeb. O trabalho é amparado por uma pesquisa de cunho bibliográfico, que buscou uma revisão conceitual nos clássicos. Para dialogar sobre o tema: Azevedo (2005); Castro (2009); Faria (2005); Jannuzzi (2009); Saviani (2008) e Lima (2012) se destacam. Com a pesquisa ficou ainda mais evidente a importância das políticas avaliativas para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem, respaldadas pelas macropolíticas educacionais que direcionam o processo em que por elas avaliam e são avaliadas. 

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