Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ECOLAR COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA E FORMATIVA

Anaína Souza Santana, Maria Aparecida Antunes Moreira

Resumo


O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa realizada no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no município de Guanambi-Bahia. O objetivo deste estudo, consiste em compreender as práticas avaliativas, seu sentido e significados refletidos no desempenho da aprendizagem escolar. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, os dados foram coletados através de análise documental e questionários aplicados aos professores e alunos. Os dados foram analisados sob a teoria de Minayo (2001). Os documentos analisados foram: PPP (Projeto Político Pedagógico), Planos de Curso (2018), Matriz Curricular do ENEM (2017), Matriz Curricular e Descritores da SAEB (2017). A fundamentação teórica se embasou nos estudos realizados por Freire (1987), Garcia (2013), Hoffmann (2005), Libâneo (1984), Luckesi (1998, 2005), Rosa (1997), Vasconcelos (2001) Villas Boas (2004), e outros. Com base na pesquisa é possível afirmar que as práticas avaliativas perpassam as provas e testes e adquire mais que significados, pautando sua importância no sentido a ela atribuída. Desta forma conclui-se que o processo avaliativo é reflexivo e para que haja um desempenho da aprendizagem satisfatório para todos os envolvidos neste processo é necessário ética, coerência e compartilhamento de responsabilidades.

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