Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NO ENSINO MÉDIO: FÍSICA

Gabriel Silva Santos, Ramon Alves dos Santos, Walmir Belinato

Resumo


Numa perspectiva histórica, é perceptível a dificuldade dos alunos dos níveis básico e médio em relação à disciplina de Matemática e, quando esse poderoso arcabouço teórico é utilizado em áreas como a Física, a dificuldade dos discentes em assimilar o conteúdo torna-se cada vez mais notória. Tendo em vista esse aspecto, o PIBID surgiu como um programa de iniciação à docência que busca fornecer as ferramentas necessárias para sanar as dificuldades existentes, de forma que o conteúdo visto em sala seja trabalhado através de experimentos de baixo custo feito pelos próprios alunos. Durante a elaboração e, posteriormente, a apresentação dos experimentos, tornou-se evidente uma maior compreensão do conteúdo por parte dos alunos, de forma que os novos conhecimentos adquiridos tiveram uma aplicação no seu cotidiano, tornando o saber mais dinâmico. Os experimentos foram selecionados e discutidos para que houvesse consonância com a temática abordada durante a aula e, após isso, houve a formulação de um roteiro contendo os materiais e as instruções para que os discentes conseguissem reproduzir as experiências. Em seguida, os discentes entraram em contato com os bolsistas para sanar dúvidas referentes aos materiais utilizados e à montagem dos experimentos. Durante a parte da montagem, houve um pouco de dificuldade, devido ao fato de os alunos não terem   aulas práticas anteriores. As atividades apresentadas aos alunos foram divididas em duas partes: o referencial teórico, que está associado aos conceitos presentes no fenômeno; e o tratamento matemático,  que fornece uma análise quantitativa do experimento. 

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