Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA: HISTÓRIA DO LAR SANTA CATARINA DE SENA

Eleni Carvalho dos Santos, Isabel Cristina de Jesus Brandão

Resumo


Este trabalho faz parte do texto Dissertativo defendido em outubro de 2018, vinculado à Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Educação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, e tem como objetivo, compreender as políticas de atendimento às crianças órfãs no Lar Santa Catarina de Sena em Vitória da Conquista-BA. Desse modo, para que pudéssemos alcançar os anseios desta inquietação, elegemos como questão de pesquisa, compreender qual a importância que o Lar Santa Catarina de Sena teve no atendimento às crianças órfãs na cidade de Vitória da Conquista-Bahia, no século XX. Nesse sentido, buscamos entender o papel que esta instituição desempenhou na assistência às crianças órfãs e ou abandonadas da cidade, principalmente, no que se refere ao sistema de internato e a educação destinada às mesmas no período compreendido entre 1962-2002, tempo de efetiva vigência do sistema de internato na instituição. Para tanto, a pesquisa configurou-se, em um estudo de caso, onde foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, julgamos portanto, que esta pesquisa se fez relevante, principalmente, por percebermos existir uma insuficiência na publicação de trabalhos voltados para a questão da infância órfã no Brasil.


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